#DICADEQUINTA é: Os clientes comem com os olhos!

separator

☑️ SEU NEGÓCIO TEM FOTOS PROFISSIONAIS? 📷
CONFIRA ESSAS DICAS ANTES DE CONTRATAR!

Fotografia Profissional e de qualidade é fundamental para a divulgação do seu negócio!

😓 ERROS COMUNS:
Ter acesso à uma cozinha profissional não faz de ninguém um Chef.
A profissão requer estudo e prática, da mesma forma acontece com o serviço de fotografia.
Ter uma câmera profissional não quer dizer na realidade que você – ou alguém que você conheça (aquele famoso primo) – esteja realmente preparado para fotografar como um verdadeiro profissional.

😉 DICAS PARA CONTRATAR UM FOTÓGRAFO PROFISSIONAL:
Só por que um fotógrafo tirou fotos ótimas de um casamento ou do filho do seu amigo, não quer dizer que ele está qualificado para fotos de gastronomia.
Faça uma pesquisa, peça o portfolio (as fotos já realizadas), para conhecer o trabalho do profissional.
Analise a quantidade de fotos que vai precisar. Quantos itens tem no seu cardápio? Você precisa tirar fotos de todos? E do ambiente?
Você tem itens diferentes para o Delivery? Promoções?
Quer fotos da sua equipe?
Tudo deve ser levado em conta!

📸 TIPOS DE FOTOS:
Por mais que pareça óbvio, é fundamental dizer que seu bar ou restaurante precisa ter mais de uma foto para cada item (mostrar diversos ângulos do prato)
INCLUA COMBOS > Se seu restaurante vende o clássico hambúrguer + batata frita + refrigerante, solicite uma foto do mesmo. Na hora de divulgar nas redes sociais, seu cliente conseguirá visualizar a promoção em questão.
SIMULE O CONSUMO > Já viu aquelas fotos com pessoas à mesa, comendo, rindo e brindando? Geralmente conseguimos visualizar vários itens do cardápio. Elas são ótimas para as redes sociais, pois o cliente se vê nelas.
BUFFET > Você é um Chef e realiza jantares particulares para seus clientes? Tem um Buffet para festas e eventos em geral? Providencie fotos das opções que o cliente pode contratar.

✏️ BRIEFING
DETALHES > Combine detalhe por detalhe com o fotógrafo: o que realmente você deseja, mande referências (pesquise imagens na internet e fale: “quero assim, ou nesse estilo”).
FOTOS DO AMBIENTE > Serão somente fotos dos pratos ou você também vai desejar fotos do ambiente? Fotos do ambiente são uma boa pedida, pois ajudam a divulgar o seu espaço, despertam o desejo dos clientes conhecerem seu negócio, fazerem o evento deles lá, como comemorar um aniversário, por exemplo.
IMPORTANTE: Não adianta contratar fotos dos pratos e tentar dar o “jeitinho” pedindo fotos do salão. Combine ANTES e deixe o ambiente preparado ANTES da sessão, pois o fotógrafo não vai esperar seu estabelecimento ser limpo e arrumado para aí então começar a fotografar.
RESERVE UM ESPAÇO SOMENTE PARA AS FOTOS DOS PRATOS > O fotógrafo precisa ter acesso a uma mesa bacana, com espaço ao redor para montar o equipamento de luz e ter paz para realizar seu trabalho sem interrupções dos seus clientes, portanto o ideal é realizar as fotos ANTES ou DEPOIS do seu horário de funcionamento.

🔖 NO DIA DAS FOTOS:
CHEGUE MAIS CEDO > Garanta que o ambiente esteja limpo e organizado e que todos os ingredientes estejam lá.
FIQUE DE OLHO > Os pratos estão saindo bonitos? Faltou algo? Tenha uma pessoa responsável da sua equipe no dia apenas para acompanhar / supervisionar a sessão. Garantindo que tudo que foi combinado está sendo executado, assim você evita surpresas.
TENHA ZELO > e carinho ao preparar os pratos, você está contratando um fotógrafo e não um cozinheiro, portanto o prato precisa chegar lindo, quase perfeito, para mostrar sua melhor versão. Photoshop não faz milagre!
TRATAMENTO DAS IMAGENS > Por falar em Photoshop, o tratamento da foto contempla luz e cor, e não inclui milagres! 😅 Não adianta entregar um prato feio e esperar uma foto maravilhosa!
NÃO SEJA APRESSADINHO > Peça para o fotógrafo sinalizar quando você pode entregar o próximo prato, não adianta ter 20 pratos no cardápio, fazer todos ao mesmo tempo e falar “se vira aí”. Os pratos vão “morrendo”, ou seja, vão perdendo o brilho, passando a imagem de “passado”…
SOBREMESAS > As sobremesas requerem um cuidado especial, se levarem sorvete, então… nem se fala! Ninguém quer uma foto com sorvete derretido. Se você mora em uma cidade quente, tenha cuidado redobrado. O mesmo conselho vale para as bebidas!
LEMBRE-SE > depois que a sessão for realizada, se ficar faltando alguma coisa… já era! Você precisará contratar uma nova sessão.

🛒 ENTREGA DAS FOTOS
Combine a FORMA DE PAGAMENTO > Será como? Em duas vezes? Uma antes das fotos e a outra na entrega?
ENVIO DAS FOTOS > As fotos serão enviadas por e-mail? Google Drive? WeTransfer…
SALVE > Lembre-se de salvá-las em diversos lugares para não correr o risco de perdê-las! O fotógrafo não tem a obrigação de armazenar suas fotos, isso é com você!

🔴 DIREITOS AUTORAIS
As obras audiovisuais e as obras fotográficas são protegidas segundo a Lei Federal n.º 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). Isso significa que os autores dessas obras têm direitos morais e direitos patrimoniais sobre elas.
Então, o direito de usar as imagens ou vídeos com fins comerciais é só dos autores! Caso outra pessoa queira usá-las, precisa da autorização deles!
Todas as vezes que usar as fotos, seja no cardápio, mídia impressa (jornal, revistas etc) e na internet (site, redes sociais…) dê os créditos, ou seja, coloque o nome correto do fotógrafo. Marque o instagram dele, por exemplo.

😁 SEU NEGÓCIO MERECE FOTOS PROFISSIONAIS!
Entre em contato conosco!
contato@bbmktdigital.com.br

A foto da arte é da costela do Bobô Bar realizada pela @gab.graphy nossa fotógrafa. ♥

#blackbirdmktdigital #fotografia #dicasdefotografia #fotografiaprofissional #marketing  #fotografiadegastronomia #fotografiapararestaurantes